#1 O que é um artigo científico?

ACESSE A AULA #1 GRATUITA NO YOUTUBE

 

Olá Pessoal. Sou o prof. Douglas Sathler, UFVJM, escrevendo diretamente da belíssima Diamantina, Minas Gerais.

 

Na faculdade ou no trabalho, muitas pessoas estão ocupadas trabalhando em artigos científicos. Os colegas vivem apertados com isso... tentando cumprir prazos de congressos ou submeter artigos para revistas.

 

Então, nesse primeiro texto, vamos do começo.  Afinal de contas, O que é e pra que servem os artigos científicos?

 

 

A palavra chave para entender o que é e para que serve um artigo científico é COMPARTILHAR. Isso porque o artigo é o principal instrumento para o compartilhamento de descobertas científicas. Ao escrever um texto e submetê-lo a um periódico, ou seja, a uma revista científica, podemos compartilhar os resultados da nossa pesquisa com cientistas do mundo inteiro.

 

Algumas pessoas maldosas podem dizer que um artigo científico serve apenas para melhorar o currículo do autor. Para dar algum prestígio para o professor. Claro que bons artigos irão, de fato, melhorar o currículo do autor. Isso é óbvio. Mas artigos científicos não existem apenas por preciosismo do autor ou por vaidade acadêmica.

 

Os artigos são fundamentais para a evolução da ciência moderna, já que o trabalho de um cientista pode ser aprimorado, aprofundado ou reconstruído por outros cientistas. Muitas vezes, por cientistas que nunca se viram ou nem mesmo se conhecem.

 

A nossa capacidade de colaboração foi responsável por grandes descobertas tecnológicas. Então, se hoje você sabe que somos capazes de mudar o clima da terra, que os dinossauros existiram ou que a terra não é plana.. tudo isso se deve a trabalhos científicos que foram compartilhados por meio de artigos e livros.

 

Artigos científicos são feitos, antes de tudo, para informar. Por isso, devem ser escritos de forma simples e concisa, para que sejam verdadeiramente úteis. Então, não adiante escrever com erudição, usando palavras difíceis... pois o que realmente importa num artigo são os seus resultados, e como os seus resultados contribuem para explicar uma determinada questão relevante.

 

E é claro, os seus resultados devem ser originais. Não adianta ficar respondendo as mesmas perguntas já exploradas por outros trabalhos.

 

O texto deve convencer os seus leitores de que a pesquisa apresentada é importante e válida. Ah, e se o artigo for realmente útil, ele provavelmente será mais citado por outros cientistas. Aí você ficará conhecido.. famoso.. Mas para isso jovem, tem que apresentar algo muito bom.. que seja realmente útil para outros cientistas e para a sociedade.

 

Os artigos científicos são publicados nos chamados periódicos, que podem ser impressos ou virtuais, pagos ou gratuitos, chamados de open access, ou periódicos de acesso aberto.

 

Antes de ser publicado, um artigo científico é avaliado por um corpo de editores e revisores.

 

O mais comum é encontrar revistas que utilizam o double blind review, ou revisão dupla às cegas. O que é isso?

 

O editor da revista envia o seu artigo para dois especialistas, que após um determinado prazo, enviarão para os editores um parecer. Este parecer é fundamental para a decisão do corpo editorial do periódico (se publica ou não o artigo) e, também, pode ser muito útil para que o autor.. pra você melhorar o seu trabalho.

 

Agora que já sabe o que é e para que serve um artigo científico, podemos começar a colocar a mão na massa. Para continuar acompanhando este curso, assine o canal! Ate mais!


INSCREVA-SE NO CANAL DESCOMPLICADO

ACESSE: https://bit.ly/2JbrfCC 

 

 

 

 

Please reload

© 2018 por Douglas Sathler | Canal Descomplicado | UFVJM