#2 Principais elementos de um artigo científico

ACESSE O VÍDEO DESSA AULA no Youtube

Olá Pessoal. Neste vídeo, eu vou falar para vocês sobre os principais elementos de um artigo científico. Isso te ajudará bastante a estruturar o seu trabalho.

Bom, o que que tem num artigo? Quais são os principais elementos de um artigo científico?

Vamos começar pelo: Título, Resumo e Palavras-Chave. Estes elementos formam o cartão de visita do seu artigo. Quando publicado, serão fundamentais para definir se um possível leitor irá, de fato, ler o texto em sua totalidade, ou irá passar batido... Por isso não deixe de caprichar nestes elementos.

Recomendo deixar a elaboração destes três elementos por último. Se preocupe com isso apenas no final do trabalho. Mas se preocupe! Vamos falar mais sobre estes três importantes elementos nos próximos vídeos.

O corpo principal do trabalho é composto por: IMRD. Introdução, Método, Resultados e Discussão.

Esta é a configuração básica. Que é amplamente utilizada no meio científico.. por todas as áreas do conhecimento. Isso não significa que você terá que seguir exatamente esta sequencia de tópicos ao longo do texto. Eu recomendo muito que siga, fazendo no máximo, pequenas variações.. criando um ou outro sub-tópico, atendendo as necessidades do artigo. Seja criativo no conteúdo, e não criando formas diferentes de estruturar o seu artigo. Isso só criará dificuldades para os leitores, que esperam informações concisas e bem organizadas.

Na introdução, você irá responder as seguintes perguntas: [o que outros trabalhos dizem sobre o tema? Por que estes trabalhos dizem isso? Qual a sua proposta e porque ela é importante?]

No método, você explicará como você irá fazer o que está propondo.

Nos resultados, apresentará os seus principais achados.

E na discussão, irá falar sobre o significado dos seus principais achados. Afinal de contas, o que estes resultados significam? Como os seus resultados dialogam com trabalhos já existentes e o que existe de novo nisso.

Após este corpo principal, o artigo científico geralmente possui uma conclusão, os agradecimentos, as referências bibliográficas e, em alguns casos, materiais suplementares que poderão vir em anexo.

Então, recordando.. um artigo geralmente é estruturado da seguinte forma:

Título, Resumo e Palavras-Chave. Introdução, Método, Resultados e Discussão. Conclusão. Agradecimentos, referências bibliográficas.

Ao longo do curso, vamos explorar com maior detalhe todos estes principais elementos de um artigo científico.

Não deixe de seguir o Canal Descomplicado! Se gostou, inscreva-se.

INSCREVA-SE NO CANAL

© 2018 por Douglas Sathler | Canal Descomplicado | UFVJM