#4 Como ler um artigo científico

ACESSE O VÍDEO  DESSA AULA no Youtube

 

Olá! Agora está na hora de aprender a ler o artigo. Vamos juntos?

 

 

Para entender como ler um artigo científico, vamos recordar qual é a estrutura básica de um artigo. Um artigo geralmente possui:

 

Título, Resumo e Palavras-Chave,

Introdução, Método, Resultados e Discussão.

Conclusão, agradecimentos, referências bibliográficas.

 

A maior parte dos estudantes, intuitivamente, tende a começar a ler um artigo seguindo a ordem do texto. Ou seja, partindo do início.. indo até o fim. Começando pelo título, abstract, introdução e daí por diante. De fato, faz sentido, não? Não! Não faça isso. Você não estará usando o seu tempo de forma inteligente lendo dessa forma.

 

Lembre-se que você terá que consultar e ler inúmeros artigos para, após isso, escrever o seu texto. Então é preciso ter uma estratégia mais inteligente de leitura, buscando o que os textos têm de melhor. E, também, eliminando logo de cara aqueles textos que irão te ajudar pouco.

 

 A pergunta básica é: como retirar o melhor de cada artigo, com o menor esforço possível? Para isso, você terá que pensar que a leitura de um artigo envole duas fases.

 

Na primeira fase, você irá dar uma olhada geral no artigo. Aquela famosa leitura na diagonal. Aqui, o objetivo é ter certeza se esse artigo irá realmente te ajudar. Esta fase poderá durar de 30 segundos a até 2 minutos. Aqui é jogo rápido. Nesta primeira fase, sinta-se livre para abandonar o artigo a qualquer momento. Olhe as palavras chave e o abstract. Busque identificar qual o método utilizado (sem buscar muitos detalhes sobre isso) e veja as principais conclusões do artigo.  Se as conclusões não forem relevantes pra você, provavelmente o texto não será relevante.

 

Na segunda fase, você irá de fato ler o artigo. Essa fase demandará maior tempo. No entanto, você já possui um nível maior de certeza de que o artigo será útil pra você. Comece olhando as tabelas e figuras. Isso pode ser realizado rapidamente. Boa parte dos resultados estarão sintetizados nas tabelas e figuras. Isso também irá te ajudar a decidir se você irá avançar ou não na leitura do texto.

 

Após isso, você deverá iniciar a leitura pela introdução, que irá oferecer o pano de fundo geral do texto e, também, informações sobre porque o estudo foi feito? Em seguida, vá direto para o coração do artigo. Leia os resultados e as discussões. Aqui, você poderá decidir parar a leitura, se julgar que já extraiu o que desejava do texto.

 

Mas se o artigo é extremamente relevante para o seu trabalho, ai valerá apena você ler e buscar informações mais detalhadas sobre os métodos utilizados pelos autores.

 

Durante todo processo, fiche as informações mais relevantes. Se você já deixar separado aquilo que de fato será aproveitado por você no seu artigo, não precisará mais voltar no texto. Isso vai te economizar um tempão.

 

Então, fiche o texto de uma maneira inteligente, pensando que estas informações deverão estar organizadas, sendo facilmente coletadas por você durante o processo de escrita.

 

Portanto, não confie apenas na sua memória. Escreva! Fiche! Ok?

 

Bem, espero que este texto tenha sido relevante! Agora, você poderá estudar de maneira mais eficiente. Até breve!

 

INSCREVA-SE NO CANAL! ASSISTA OS VÍDEOS GRATUITAMENTE.

Please reload

© 2018 por Douglas Sathler | Canal Descomplicado | UFVJM