#6 Como pesquisar artigos científicos na internet? Portal CAPES

ACESSE O VÍDEO COMPLETO no Youtube

Olá. Neste texto vou mostrar pra vocês outra fonte de artigos importante no Brasil. O Portal da CAPES. Vamos juntos?

No portal da CAPES, você pode acessar dois tipos de conteúdo: o conteúdo gratuito e o conteúdo assinado.

O conteúdo gratuito é aquele que você já acessaria por meio de outras bases de dados, ou indo diretamente no site da revista. Mas o que interessa aqui é principalmente o conteúdo assinado.

A CAPES paga uma boa grana para que pesquisadores brasileiros possam ter acesso à conteúdo de qualidade, principalmente de revistas estrangeiras que exigem pagamento para liberar o acesso ao artigo.

É muito ruim você encontrar um artigo que parece ser muito bom e se deparar com a necessidade de pagar por ele. Geralmente, é cobrado de 20 a 30 dólares por artigo. Dureza, não é?

O Portal da Capes resolve parcialmente este problema. Ele não vai te dar acesso a todas as revistas do mundo, mas a uma parte significativa dessas revistas. De toda forma, é uma fonte muito rica de informações.

Mas como acessar o conteúdo assinado? Basta acessar de um computador da sua universidade. Isso vale para as Universidades Federais e para outras instituições (mesmo privadas) que possuem cursos de pós-graduação bem avaliados.

Se sua faculdade ou universidade não for pública ou não possuir um curso de pós-graduação de excelência, visite uma biblioteca de uma universidade credenciada.

Você também poderá acessar o portal capes da sua casa. Verifique na sua biblioteca como realizar este acesso, que é exclusivo para estudantes e professores de universidades e instituições credenciadas.

Bom, para acessar o portal de periódicos da capes, entre no site:

www.periodicos.capes.gov.br/

Uma dica muito importante. Naveguem sempre que possível no portal de periódicos da capes. Vocês irão descobrir muita coisa interessante.

Não deixem de se inscrever no canal e deixar o seu like. Vamos também responder às suas dúvidas. Até a próxima!!!

INSCREVA-SE NO CANAL :) E DEIXE O SININHO ATIVADO PARA RECEBER NOTIFICAÇÕES DE NOVOS VÍDEOS

© 2018 por Douglas Sathler | Canal Descomplicado | UFVJM