#5 Como pesquisar artigos científicos na internet? Plataforma SciELO.

ACESSE O VÍDEO no Youtube

 

Para escrever um artigo, você vai precisar de boas referências bibliográficas, seja para sua introdução, seja para sua discussão. Geralmente, os trabalhos mais confiáveis estão nas melhores revistas.

 

Mas como sei se a revista que estou olhando é realmente boa? Onde encontrar os melhores artigos? Vamos juntos?

 

 

A primeira boa dica que te darei nessa aula é a seguinte: pesquise bibliografias em revistas que estão indexadas na plataforma SciELO. Porque isso?

 

Simplesmente porque boa parte das melhores revistas do país estão nesta plataforma, que oferece artigos de qualidade, gratuitamente. A SicELO reúne revistas open access, de acesso livre, e possui um rigoroso padrão de seleção para que uma revista faça parte da plataforma.

 

Uma vez que a revista faz parte da SicELO, ela deve atender à requisitos rígidos de qualidade e internacionalização. Diante disso tudo, a SicELO garante que apenas boas revistas, nacionais e internacionais, com artigos realmente confiáveis, façam parte da sua coleção.

 

Vamos dar uma olhada no site da scielo?

 

Digite http://www.scielo.org/ 

 

Você pode pesquisar artigos utilizando palavras-chave. Ainda poderá escolher o país, caso tenha algo específico em mente. Na parte inferior da sua tela, você encontra a lista completa de periódicos, revistas científicas, por áreas de conhecimento.

 

Navegue despretensiosamente para conhecer as principais revistas da sua área que estão cadastradas no portal. Assim, você poderá acompanhar mais de perto os artigos mais recentes. Isso é fundamental para você ficar sempre ligado no que está acontecendo de relevante no mundo científico.

 

Vale ressaltar que este mecanismo de busca irá privilegiar o assunto, o autor e o título dos trabalhos. Se você buscar uma palavra chave, por exemplo, Mudanças Climáticas, e não encontrar nenhum artigo, não necessariamente significa que não existe nada sobre o tema nesta revista. Não se trata de uma busca no estilo google de ser, mas de uma busca mais específica.

 

Mesmo se você estiver no google e se deparar com um artigo publicado no portal SicELO, o que é muito comum, saiba que este artigo está indexado numa base de dados realmente relevante.

 

E é claro, você quer citar apenas artigos confiáveis e relevantes, não é mesmo.

 

Bem, espero que este texto tenha sido proveitoso para te ajudar nas suas pesquisas. Não deixe de se inscrever no canal. Até mais.

 

INSCREVA-SE NO CANAL DESCOMPLICADO

 

Please reload

© 2018 por Douglas Sathler | Canal Descomplicado | UFVJM