Como pesquisar artigos científicos na internet? Google acadêmico e outras fontes

ACESSE O VÍDEO NO CANAL DESCOMPLICADO

Olá, neste texto vou te dar algumas dicas sobre como pesquisar artigos científicos na internet.

Se antigamente essas pesquisas ficavam limitadas ao conteúdo impresso disponíveis nas bibliotecas, hoje existe um universo de possibilidades na tela do seu computador. Vamos juntos?

Você vai encontrar bons artigos utilizando nada mais do que o maior mecanismo de buscas da internet. O Google.

Você pode digitar palavras chave, como desmatamento Amazônia, seguido de "pdf". Isso irá eliminar as milhões de páginas da internet que apresentam conteúdo sobre o desmatamento da Amazônia de outras formas, aparecendo apenas documentos publicados. Ou seja, artigos, relatórios, etc.

Se você quiser fazer uma busca mais específica e já sabe o título do seu artigo ou busca uma sequencia de palavras determinada, utilize aspas: basta colocar o conteúdo na caixa do Google entre aspas que ele irá buscar somente o material que apresenta aquela sequência determinada de palavras.

Mas a Google não para por ai. existe o Google Acadêmico. Já ouviram falar? Para acessar o Google acadêmico, digite:

https://scholar.google.com.br/

Aqui no Google acadêmico, você terá a certeza de que estará buscando apenas artigos ou livros científicos. Portanto, ao digitar Desmatamento Amazônia, você encontrará apenas os textos mais relevantes.. ou seja, aqueles textos mais citados na literatura. E é claro, no seu artigo, você vai querer citar aqueles trabalhos mais relevantes, não é mesmo?

Vamos observar a relação de textos encontrada pelo Google acadêmico.

Antes do título, você saberá se irá abrir um PDF, um documento HTML ou mesmo um livro. Isso ajuda bastante na sua busca. Logo abaixo do título, aparece o nome do autor, da forma com que ele é citado, e o ano do texto. E o mais interessante, o Google acadêmico te mostra quantas citações aquele texto tem. E não é nenhuma coincidência que artigos publicados pela SciELO sejam mais citados, já que estão nas revistas nacionais mais importantes.

Se um artigo é muito citado, provavelmente ele será importante para o seu referencial bibliográfico. Você não quer deixar de fora uma citação muito relevante na sua área do seu trabalho. Poderá até sofrer críticas por causa disso. Ao clicar num artigo que te despertou interesse, você será redirecionado para o site da revista. Simples assim.

Outra fonte de dados muito importante são os relatórios de governos, agências e instituições, como o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde, a ONU, entre outras. Alguns temas em específico podem ter muito conteúdo de qualidade contido nestes relatórios.

Por exemplo, imagine que eu queira estudar o tema mudanças climáticas. É impossível fazer um estudo sobre este tema sem verificar os relatórios de avaliação do IPCC. Entrando no site do IPCC você achará quase tudo o que precisa para estudar este tema.

Então, tenha atenção se existem relatórios relvantes na sua área. Você não quer falar sobre fome no mundo e deixar de citar estudos de instituições importantes, como o Banco Mundial.

Gostaram das dicas deste texto, então deixe seus comentários.

INSCREVA-SE NO CANAL DESCOMPLICADO

© 2018 por Douglas Sathler | Canal Descomplicado | UFVJM