#12 Introdução: como apresentar o contexto do seu trabalho?

Olá Pessoal. Neste vídeo vou falar um pouco sobre como iniciar a sua introdução, apresentando o contexto geral da sua pesquisa. Vocês sabem muito bem que é muito importante causar uma boa primeira impressão. Vamos juntos!

No início da sua introdução, o contexto do seu estudo deverá ser apresentado. Será a parte inicial do seu funil. Vamos dar uma olhada nesta figura que eu preparei para vocês. Primeiramente, numa introdução, você apresentará o contexto do seu trabalho, tema deste vídeo. Após isso, você partirá de uma contextualização mais geral para a identificação de um nicho de pesquisa mais específico e, finalmente, irá apresentar a sua proposta e os objetivos do seu estudo.

O contexto apresentado deverá causar interesse no seu público. Deverá motivar os leitores, demonstrando claramente a importância do tema. Portanto, capriche na apresentação do contexto geral da sua pesquisa.

O contexto trará o background do estudo, o escopo do tópico a ser abordado e as definições essenciais. Mas cuidado! Você irá apresentar este background partindo de um aspecto mais geral. Mas cuidado para não incluir aspectos pouco relevantes para o seu pano de fundo.

Pense que seu contexto deve ser relevante para que o leitor seja introduzido no seu tema. Portanto, delimite isso bem e não viaje demais na maionese.

É muito comum trabalhos que retornam excessivamente no tempo para apresentar o contexto do trabalho. Um exemplo, para falar de regiões metropolitanas no Brasil, eu não preciso iniciar o texto falando sobre o início da urbanização no Brasil, ou falar sobre o surgimento das primeiras cidades do mundo. Um bom contexto poderia explorar o surgimento das RMs na década de 1970 e as transformações demográficas e urbanas que fizeram com que nós tivéssemos cidades tão grandes e com tantos problemas.

Para estabelecer o escopo do seu trabalho, pense em responder as seguintes perguntas: o quê? Quando? Onde? Como? Por quê? Que quantidade de coisa! Mas é relativamente simples.

Vamos novamente no exemplo que dei sobre um trabalho que fale sobre as Regiões metropolitanas. Neste trabalho temos:

O que? Regiões Metropolitanas (RMs). Onde? Em áreas que concentram boa parte da população do país, no Sudeste e em outras partes do Brasil. Como? Devido a concentração econômica e populacional, tendo em vista os investimentos e os fluxos migratórios, surgiram grandes regiões metropolitanas, amparadas pela legislação. Em, Por quê? Podemos citar o crescimento industrial e econômico nas RMs e, por outro lado, a falta de oportunidades e de políticas públicas adequadas em cidades de menor porte no interior do país. Seja para a geração de emprego ou para melhorar a estrutura dessas cidades.

Temos aí um bom exemplo de contexto. Se seu campo do conhecimento não tem nada haver com isso. Se você é da biologia, engenharia, direito ou da ciência da informação, eu não tive culpa de vocês não terem tido a felicidade de fazer geografia. Fazer o que...

Evite tratar de conceitos específicos no contexto do trabalho. Apenas ofereça algum conceito se este for muito importante. Geralmente, os conceitos surgem ao longo do trabalho.

Considere amarrar o contexto do estudo no tempo. Utilize fases como: "nos últimos 10 anos, (...)" ou "desde o início dos anos 1990, (...)"

Você também poderá amarrar o seu contexto no espaço, fornecendo algumas informações geográficas, ou mesmo amarrar o seu contexto dentro de um campo maior de pesquisa.

Geralmente, o contexto traz uma oposição entre uma situação atual e uma situação desejada.

Inicie seu contexto exibindo a situação atual (o que nós temos). Após isso, fale sobre a situação desejada, utilizando palavras como: mas, entretanto.

Um exemplo: Em um trabalho sobre o desmatamento da Amazônia, a situação atual é seguinte: [houve uma redução geral nos níveis de desmatamento na Amazônia após 2004 sobretudo por causa de políticas de monitoramento e controle.] [Entretanto, os níveis de desmatamento ainda são perigosos... sujeitos a variações na disponibilidade de crédito e no preço da carne ou da soja. A partir disso, você poderá demonstrar uma situação desejada, para finalizar o parágrafo em que você apresenta o seu contexto.

Vejam bem. Este seria um contexto geral para que, nos próximos parágrafos, você possa afunilar para uma situação de pesquisa mais específica e, finalmente, anunciar os seus objetivos e as suas perguntas de pesquisa.

Bem, espero que os exemplos tenham sido de grande valia. Agora você pode praticar imaginando uma situação mais relacionada a sua área de pesquisa. Abraços pessoal. Até a próxima.

© 2018 por Douglas Sathler | Canal Descomplicado | UFVJM