#17 Como descrever os resultados do seu artigo

Olá Pessoal. Quer dizer que você trabalhou duro na construção e na execução de sua proposta metodológica e, agora, está com bons resultados na mão.

 

Que boa notícia. Então, vamos aprender como descrever adequadamente os resultados do seu trabalho. Vamos juntos?

 

Chegou a hora de descrever os seus resultados. Você criará um tópico que buscará responder a seguinte pergunta: o que nós encontramos?

 

Os seus resultados devem ser descritos de maneira objetiva. Não se esqueça disso. E Tenha sempre em mente que a descrição dos resultados deverá abrir caminho para que, posteriormente, você realize a sua discussão.

 

Primeira dica muito importante, foque no que realmente importa. Não se apegue de forma exagerada a resultados pouco relevantes. Apenas resultados mais representativos devem ser descritos nesta sessão.

 

Seja conciso e informativo. Caso contrário, seus leitores ficarão entediados rapidamente. Se achar que existem resultados secundários que irão despertar o interesse da comunidade científica, considere apresentar estas informações separadamente, fora do corpo principal do seu trabalho. Muitos periódicos permitem que você adicione materiais suplementares.

 

Mas não tente esconder resultado, pensando que irá utilizar isso num artigo posterior. Isso irá enfraquecer suas conclusões.

 

Caso o seu trabalho apresente múltiplos resultados, que podem ser oriundos de uma mesma técnica ou método, ou mesmo de técnicas diferentes e complementares, você poderá apresentar isso em sub-tópicos. Isso deixará a apresentação dos seus resultados mais organizada, facilitando a vida dos leitores.

 

No caso de estudos quatitativos, que implicam na apresentação de dados nos resultados, identifique quais gráficos, tabelas, quadros ou mapas serão necessários para você dar continuidade a esta boa estória que você está contando no seu trabalho científico.

 

Não custa nada lembrar, capriche na organização das tabelas, gráficos, quadros ou mapas. Entre em algumas das melhores revistas do brasil e do mundo e busque fazer algo parecido no excel ou no software que você está usando.

 

A partir disso, descreva uma ou duas sentenças descrevendo os principais achados presentes nestas tabelas, gráficos ou dados.

 

Pense que deverá obedecer a uma ordem lógica na apresentação de dados. Geralmente, você deverá obedecer à mesma ordem apresentada nos métodos.

 

Agora uma questão fundamental: não inclua referências bibliográficas nesta parte. Você está apresentando os resultados do seu trabalho.

 

Se você se referir a outros trabalhos, você estará entrando na discussão.

 

Se a sua proposta for apresentar os resultados e discussão de forma conjunta, ai tudo bem. Mas se você for apresentar os resultados e a sua discussão de forma separada, o que é muito comum, entenda que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.    

 

Mais uma dica: se o seu estudo apresenta uma análise descritiva básica, para depois, utilizar um método mais sofistivado, os resultados dessa análise devem ser incoportados na sessão de resultados, e não juntamente com a apresentação dos dados na sessão de métodos. Fique atento.

 

Bom, não existe grandes segredos na apresentação dos resultados. Apenas não se esqueça: foque nos achados mais importantes do seu trabalho, não esconda resultados e capriche na elaboração de tabelas, quadros, gráficos e mapas, se for o caso.

 

Abraços e até breve.

 

Confira o vídeo completo no Canal Descomplicado (YoutTube)

Please reload

© 2018 por Douglas Sathler | Canal Descomplicado | UFVJM